Com a facilidade de acesso a produtos importados e também a informações em livros e na internet, o termo Terroir ganhou força e vem sendo associado a alguns produtos para elevar a percepção de qualidade. Este termo francês refinado nada mais é do que um conjunto de características típicas de uma determinada região – como clima, relevo, solo, pastagem, água, entre outros –, que diferenciam os mesmos produtos feitos em lugares diferentes, como o queijo e a cachaça, por exemplo.
...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.Manoel de Barros
Realmente, todos estes fatores contribuem sim para determinar o resultado final, mas mais importante que isso é o “saber fazer”. Por dois motivos simples. Primeiro porque os produtores precisam de sensibilidade para controlar as variáveis da natureza durante a produção e manter o mesmo nível de qualidade. Depois porque em alguns casos as mãos de quem produz, as receitas tradicionais e a história local é que são a verdadeira essência de alguns produtos como biscoitos, doces e licores.
Na De-Lá trabalhamos com produtores que colocam na mesa da família os mesmos produtos que vendem, que sentem orgulho do que fazem e se sentem realizados com o reconhecidos das pessoas.